Desbravando o misterioso mundo do café IV- O Livro do Café


Livro do Café da PubliFolha

No final de Agosto a nossa série desbravando o misterioso mundo do café teve reforços. Ganhei por conta de meu aniversário "O Livro do café". Da PubliFolha o sumário do livro divide seu conteúdo em 6 partes: Introdução, a arte do café, cafés pelo mundo, receitas e especiais.

Roda de sabores e aroma do café

Na introdução encontram-se informações sobre a cultura do café, origem, espécies  e variedades até  cultivo da planta. Aborda o Beneficiamento dos grãos e descreve o processo de degustação da bebida onde apresenta a roda de aromas e sabores.

Na arte do café encontram-se informações sobre os indicadores de qualidade, armazenamento, diferença entre café fresca e café velho, moagem, água, preparo do expresso e utilização do  leite.

Cafés pelo mundo traz informações bem detalhadas dos diversos cafés de pelo mundo. Da África apresenta os dados da Etiópia, Quênia, Tanzânia, Ruanda, Burundi, Uganda, Malái; Da Indonésia, Ásia e Oceania, o livro destaca os países Índia, Sumatra, Célebres, Java, Papua Nova Guiné, Austrália, Tailândia, Vietnã, China, Iêmen. 

O capítulo Equipamento traz de forma detalhada os principais equipamentos utilizados no preparo do café: máquina de expresso, Prensa francesa, filtro de papel, coador de pano, aeropress, sifão, cafeteira italiana, infusão a frio, cafeteira elétrica, phin, ibrik. 

Por fim o livro traz receitas com café, além de tratar de alguns assuntos especiais como: a cultura do café, a arte de degustar, torrefação caseira, preguntas e respostas, café descafeinado, harmonização, recipientes para servir, xaropes e sabores.

 

Gostou? Teve dúvida? Deixe um comentário. Se não gostou, deixe sua crítica. Mostre o que achou.

Veja nossa página no face e histagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *